Fraternidade Feminina

Ao longo dos anos, as fraternas desempenharam um papel crucial na promoção de eventos beneficentes, arrecadação de fundos e ações voltadas para a benemerência, deixando marcas indeléveis de contribuições significativas.

O ano é de 1852. Maçons de outras Lojas fundam a Firmeza, como carinhosamente, nós fraternas a chamamos.

Como uma senhora idônea, a Firmeza, centenária como é, esbanja altivez e respeito por onde seu nome é levado. De lá para cá, lá se vão 168 anos de tradição.

Num dos jantares festivos, as esposas dos maçons conversam sobre vários assuntos entre si e dessas conversas começam a traçar planos para que elas também tivessem um papel importante dentro da maçonaria, como entidade para-maçônica, a exemplo de outras Lojas, a qual se chamaria Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Firmeza. Alinhavam ideias daqui, costuram ideias ali e o tecido de uma nova entidade começa a ganhar cara, corpo e personalidade.

Alguns maçons sentiram-se incomodados. Mulheres! Reuniões! Trabalhos benemerentes! Será que vão tomar nossos lugares! Finalmente a concretização da Fraternidade ganha realidade.

Para tanto, o dia 25 de novembro de 1972 foi marcante para as fraternas, pois realizou-se a 1ª Reunião Geral da Fraternidade, nas dependências da Loja Maçônica Firmeza, com o objetivo de designarem a Diretoria Provisória até que fosse aprovado o estatuto que viria reger a sociedade.

Nesse dia, as senhoras reunidas mostravam-se bonitas e bem trajadas. Riam, conversavam entre abraços e beijos nos cumprimentos, mas ao mesmo tempo esconder a expectativa e a ansiedade, pelo qual tornavam-se pioneiras e protagonistas da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, da Loja Maçônica Firmeza 308 de Itapetininga-SP.

Em 11 de dezembro de 1972, nas dependências da Loja, realiza-se a 2ª Reunião com a concretude dos trabalhos bem como a divulgação da Fraternidade no Rádio e na Imprensa da cidade. Ofícios foram enviados às autoridades e entidades locais. Fica também determinada a Campanha para o Natal com a doação de alimento, Bazar da Pechincha e um jantar beneficente cujas rendas seriam destinadas a tal projeto. O engajamento das fraternas é total e encerram o ano com êxito pela campanha.

Em 08 de novembro de 1975, realiza-se nas dependências da Loja, a Assembleia Geral da Fraternidade sob a Presidência Srª Maria Augusta do Nascimento Amaral para apreciação e aprovação dos Estatutos que regerão a referida entidade e cuja Ata lavrada, com discreto orgulho pela Srª Amélia Correa Franco Melo, Secretária da Diretoria, complementada pela Tesoureira Srª Terezinha de Ribamar Furtado Camargo. Tão esperado Estatuto!

Na esteira do sucesso e do compromisso com a Fraternidade são inúmeros os trabalhos realizados, sempre com os olhos e o coração voltados à benemerência. Assim, sucedem-se os eventos: Chás Beneficentes, Bazares, Almoços, Jantares, Exibição de Filmes, Exposição de Artigos Artesanais (feitos pelas fraternas), Campanhas, Gincanas, Desfiles de Moda, Mensalidades para arrecadar fundos para a Fraternidade. Uma destas ações que chamam a atenção pela singeleza e simplicidade do gesto, ocorreu em 1974, na Praça dos Amores, em Itapetininga foi a venda de pipoca pelas fraternas. Foi um sucesso.

Assim, há 48 anos segue nossa Fraternidade, não com menos dificuldades, mas com a força, a tradição e o exemplo das fraternas que deixaram marcas indeléveis de trabalho e benemerência.

Marly Larizzatti de Almeida Bueno

Presidente da Fraternidade Feminina Paulista de Itapetininga-SP

TABULAÇÃO DAS AÇÕES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023

Entidade 

Item Doado

Quantidade

Pessoas Atendidas

23/02/2023

Fundo Social de São Sebastião

Produtos de Limpeza – Água Sanitária;

Absorventes Higiênicos;

Macarrão Parafuso

60 litros

28 unidades

80 unidades

Flagelados da tragédia de São Sebastião em razão das chuvas

11/03/2023

GOSP – Evento Dia Internacional da Mulher

Absorventes Higiênicos

 

220 unidades

Sorteio entre as FRAFEM

21/03/2023

Centro Espírita Caminho da Luz

Macarrão Parafuso

Sachês de Molho de Tomate

 

125 unidades

100 unidades

Mães do Bairro

Pito Aceso

40 pessoas

01/04/2023

Dia  das Delícias

28/04/2023

Instituição Nosso Lar

BAZAR

Doações de doces e salgados feitos pelas fraternas

Macarrão Parafuso

Sachês molho de Tomate

70 peças

105 unidades

77 unidades

Pró Ações benemerentes

Residentes

25 crianças

23/05/2023

 CESIM – Centro Social Irmã Madalena

Macarrão Parafuso

Sachês de Molho Tomate

145 unidades

140 unidades

130 pessoas

19/06/2023

GEAPA

Grupo de Evangelização aos Portadores de AIDS

 Leite

 144 litros

75 Famílias

 

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA FRATERNIDADE FEMININA PAULISTA FIRMEZA PARA O BIÊNIO 2023-2025

 

Diretoria Executiva

Presidente: Marly Larizzatti de Almeida Bueno

Vice-Presidente: Antonia Maria Ribeiro

Diretora Secretária: Sandra Cristina Bento Mariano

Diretora de Finanças: Noêmia Aparecida Garcia Majewski

Diretora Social e Cultural: Sandra Santos A. de Mello Almada

 

Conselho Fiscal Titulares

 Zelinda Poles da Costa

Vera Lucia Trevisani Ribeiro

Antonia Aparecida de Oliveira Cicote

 

Conselho Fiscal Suplentes

Zelia Rosa de Queiroz Chicoli

Sandra Aparecida Domingues

 

Conselho Consultivo

Marly Larizzatti de Almeida Bueno

Sandra Cristina Bento Mariano

Noêmia Aparecida Garcia Majweski

Sandra Santos A. de Mello Almada