Dia Nacional do Maçom

Fonte: Portal GOSP

No dia 20 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Maçonaria, data que nos lembra o orgulho que é fazer parte da Ordem dos homens livres e aceitos, que impulsionam o progresso da humanidade por meio de ações e os aprendizados da Maçonaria.

É também tempo de relembrar a história desta data, que alude ao dia 20 de agosto de 1822, quando o então Príncipe Regente do Brasil, Dom Pedro I, em ilustre sessão com o Irmão José Bonifácio Gonçalves Ledo, proclamou sua decisão, fortemente influenciada pela Ordem, de declarar a Independência deste país, facto que se concretizou no dia 7 de setembro.

Assim, comemoramos em homenagem ao trabalho que foi iniciado pelos Irmãos do passado, continuando através das gerações até o presente, enquanto é ensinado aos jovens, para continuar no futuro. Neste dia, honramos a determinação dos homens que se empenham em praticar a verdadeira maçonaria, vivendo pelos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

O dever de um maçom é melhorar o mundo, começando por si, polindo sua pedra bruta para alcançar a sabedoria que o guiará rumo ao Oriente, para que ele se torne a luz que ilumina qualquer escuridão que encontre em sua jornada. Lembrem-se, Irmãos, somos todos eternos aprendizes, que com muita motivação e fome de conhecimento, aprendemos a cada dia como impulsionar nossa sociedade e nosso mundo. Que possamos sempre buscar a orientação do Grande Arquiteto do Universo para fazer escolhas que beneficiem o bem maior, e perto de nós nos tornarmos homens de honra, que cuidam de suas famílias, se destacam em seus trabalhos e retribuem à sua comunidade.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Mais postagens