Como ingressar na maçonaria

Na Maçonaria, valorizamos a fé, a universalidade, e a ética, buscando membros comprometidos com o bem e a fraternidade genuína.

Antes de tudo, é necessário a crença num Ente Supremo, pois acreditamos que sem Ele nada é justificado. Não profetizamos esta ou aquela crença, pois acreditamos na universalidade das religiões, entendendo e sobretudo respeitando as diversidades e particularidades da manifestação individual ou coletiva da fé. Sendo Ele um só, O denominamos Grande Arquiteto do Universo.

Também não fazemos distinção de condição sócio econômica, raça ou nacionalidade; denominamos todos de os maçons da face da terra de Irmãos, respeitando os pilares da Maçonaria universal: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. E, acima de tudo, estendemos esta Fraternidade a toda a humanidade.

Nossos princípios básicos são universais, dentro da mais absoluta legalidade e legitimidade. Nada escondemos, pois nossas Constituições, Estatutos e Regimentos são registrados em Cartório e, portanto, públicos. Também não temos nem profetizamos qualquer doutrinação política partidária; no entanto, somos ferrenhos defensores da pluralidade, da liberdade de ideias e da democracia legal e legítima.

Respeitados estes princípios, exigimos mais de um candidato. Escolhemos pessoas sensíveis ao bem, de conduta ilibada e defensores da Pátria e da família. Civilmente exigimos bons antecedentes, consentimento da esposa ou companheira e condições financeiras suficientes para honrar seus compromissos, sem detrimento às necessidades familiares. E, obviamente, investigaremos estas situações mediante o que chamamos sindicâncias.

Esclarecemos aos candidatos que, a exemplo de outras instituições, a Maçonaria é dividida em Obediências (ou Potências), Jurisdições e Ritos, que em nada alteram seus princípios fundamentais. A Loja Firmeza, fundada em 1852, é filiada ao Grande Oriente de São Paulo, criado em 1921, e nela praticamos o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Concluindo, estabelecidas as normas e exigências básicas, sugerimos àqueles que pretendem ingressar na Ordem e atendam sobretudo estes requisitos básicos, que aguardem o convite de um Irmão. Com certeza, se atenderem estes objetivos primordiais, serão notados e convidados. Em última hipótese, mas extremamente válida, procurem um Irmão que tenham conhecimento e expressem de forma pura e límpida o seu desejo. Sobretudo, tenham cuidado nesta fase com convites via internet, e-mails e de pessoas desconhecidas. Hoje há, segundo pesquisas recentes, mais de uma centena de grupos estelionatários prometendo crescimento pessoal e enriquecimento às custas do ingresso na maçonaria. Principalmente se este ingresso se mostrar fácil demais.

Não somos assim; não agimos assim; não temos estes objetivos e finalidades; não queremos homens com estas pretensões e curiosos. Se você se tornar um Irmão, irá dar muito mais que receber.